Atriz Fernanda Azevedo discute gênero em aula aberta sobre teatro documental no Porto Iracema das Artes

A artista vai ministrar, ainda, oficina com os alunos selecionados para o percurso Práticas do Ator. As atividades, gratuitas, abrem o Navegações Estéticas 2018

 

No próximo dia 15 de março, a partir das 19h, o Porto Iracema das Artes realiza a aula aberta “Procedimentos documentais no teatro e na performance feminina e feminista”, com a atriz e pesquisadora Fernanda Azevedo. A palestra abre o ciclo de atividades do programa Navegações Estéticas do Curso Básico de Artes Cênicas 2018. A aula acontecerá no auditório da Escola, com acesso gratuito.

Fernanda pretende explorar experiências vivenciadas por ela e seu grupo, a Kiwi Companhia de Teatro – com mais de 20 anos de existência –, durante os ensaios e as apresentações do trabalho cênico “Carne”, que estreou na capital paulista em 2010. Entre os elementos que a artista deve apresentar na aula aberta estão os meios documentais utilizados como ferramenta de discussão e denúncia das diferentes opressões de gênero, classe e etnia no teatro; a performance feita por e para mulheres mulheres e as intervenções artísticas que colocam em debate as fronteiras de gênero, no período entre a metade do século XX até os dias atuais.

A aula é voltada para artistas, pesquisadores e estudantes do Teatro e das Artes Cênicas, além de interessados na arte em geral.

OFICINA

Para os alunos selecionados no percurso Práticas do Ator, Fernda ministrará a oficina de 12 a 16 de março, das 9h às 12h, na Sala de Teatro Sidney Souto, no Porto Iracema. O objetivo é estimular o exercício do pensamento crítico dos estudantes por meio da análise das obras de artistas que dedicam seu trabalho às discussões de gênero, etnia e classe, e instaurar um ambiente criativo de trabalho coletivo a partir de alguns princípios da linguagem do teatro documentário.

Na oficina, Fernanda propõe discutir ainda a violência contra a mulher e grupos sociais que não correspondem à ideologia heteronormativa, além das novas formas de resistência estética e política desenvolvidas por coletivos que se ocupam desses temas.

A oficina é fechada aos alunos do percurso que compõe o Curso Básico de Artes Cênicas 2018 do Porto.

NAVEGAÇÕES ESTÉTICAS

O programa Navegações Estéticas tem como proposta reunir alunos e artistas de carreira consolidada e projeção nacional nas áreas de Artes cênicas, Audiovisual e Artes Visuais para um intenso ciclo de reflexões, diálogos e experimentações, tendo como foco o processo criativo.

Por meio de oficinas e aulas abertas, os artistas convidados partilham suas experiências como criadores, e, a partir delas, evidenciam questões centrais do fazer artístico. Entre elas, a metodologia de criação, técnica e treinamento, improvisação, composição, arte e mediação tecnológica, hibridização dos gêneros, trabalho criativo, condições de produção etc.

SOBRE A CONVIDADA

Fernanda Azevedo é atriz e pesquisadora, formada em Artes Cênicas pela UniRio (RJ) e tem Licenciatura em Artes pela FPA (SP), com passagem pela Faculdade Paris X – Nanterre/França. É mestranda em Teatro no Instituto de Artes da Unesp, com a pesquisa “A atualidade do Teatro Documentário”, sob orientação do Prof. Dr. Alexandre Mate. Desde 2006, é integrante da Kiwi Companhia de Teatro, grupo com 21 anos de existência. Na área de mídia-educação trabalhou em programas educativos da TV MultiRio (da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro) e no programa “Globo Ciência” (Tv Futura). Ainda como atriz, trabalhou nas séries “Há muitas noites na noite”, da TV Brasil, com direção de Silvio Tendler (2015), “Memórias da Ditadura”, do Instituto Vladimir Herzog (2015), entre outros, além de filmes de curta e longa-metragem. Foi membro da diretoria da Cooperativa Paulista de Teatro (gestão 2010/2012) e integrante do Setorial de Teatro do Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) (2012/2014).

 

SOBRE A ESCOLA

O Porto Iracema das Artes é uma escola de criação e formação em artes do Governo do Estado do Ceará/ Secretaria da Cultura, sob a gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de cursos básicos e técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

 

SERVIÇO

O que: Aula aberta “Procedimentos documentais no teatro e na performance feminista e feminino”, com Fernanda Azevedo

Quando: 15 de março, às 19h

Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão d Mar, 160 – Praia de Iracema)

GRATUITO

O que: Oficina “Procedimentos documentais no teatro e performance feminista e feminino”, com Fernanda Azevedo

Quando: 12 a 16 de março, das 9h às 12h

Onde: Sala de Teatro Sidney Souto (Rua Dragão d Mar, 160 – Praia de Iracema)

GRATUITO*.

*Restrito aos alunos selecionados para o percurso de Práticas do ator.

 

 

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Manuela Sales
Publicado em: 28/02/2018