Escola de Formação e Criação do Ceará

Aspásia Mariana, Alex Hermes e Caroline Holanda

Aspásia Mariana Santos Melo – É artista interdisciplinar e artista marcial. Estudou na Escola de Arte e Mídia, elmlaFructidor, em Chalon sur Saône – FR, integrando o Ateliê de Corpos Interativos e Corpo, Cinema e Interatividade. Contemplada no Edital das Artes pelas Secretaria de Cultura Estadual e Municipal – Secult e Secultfor – através do projeto O entre a técnica e a tecnologia (2010) e para a realização prática na pesquisa teve o apoio do Centre Nacional de la Danse (CND) – Paris, EMAfructifor (FR) e colaboração de Armando Menicacci. Concluiu o Curso Técnico em Dança do Senac / IACC / Secult com o trabalho Ma Vie como parte da pesquisa na obra de Loïe Fuller e da relação dança com mediação tecnológica. Contemplada com o Edital Funarte de Dança Klauss Vianna na categoria novos talentos e no edital de Intercâmbio e difusão cultural do Minc (2011) para intercâmbio e formação de artista na École Média Art – Fr. Atualmente, está em processo de montagem do trabalho ‘Devoração’ na Cia. da Arte Andanças com direção de Andréa Bardawil.

Alexandre Hermes Oliveira Assunção – É artista visual e trabalha com fotografia e vídeo. Desde 2008 trabalha com artes performáticas. Residindo em Fortaleza-CE, onde tive oportunidade de participar e produzir diversos projetos. Em paralelo aos trabalhos em Fortaleza, faz viagens para a região do Cariri e Santos-SP onde desenvolve ideias e concebe filmes. Tem buscado gerar imagens a partir de experiências sensitivas e vivências em lugares com pessoas onde não se sente completamente à vontade na busca de uma quebra de paradigmas encontrando olhares que nem sempre se mostram receptivos. Recentemente avançou na análise da imagem-cultura e percepção na produção de imagens a partir de dispositivos óticos e interacionais.

Caroline Maria Holanda Cavalcante – É artista e pesquisadora da cena, apegada a uma noção de espaço-corpo e/ou corpo-espaço. Híbrida que toma como referência os eixos corpo-matéria-movimento pondo em diálogo percursos entre dança, marionete e circo. Técnico em Telecomunicações pelo IFCE, Mestre em Teatro pela UDESC. Atuou na pesquisa e docência em torno das questões do corpo, “artes e novas tecnologias” e “projetos de criação” nos Bacharelados de Artes Visuais e Teatro na Universidade de Fortaleza – UNIFOR, onde foi docente e assistente de coordenação por 05 anos e meio. Atualmente é professora substituta na UFC, no curso de Dança. Foi coordenadora e co-realizadora do núcleo de Interfaces na Exposição de Vídeo-Instalação A Conversa Infinita, de Alexandre Veras, vinculada ao projeto Criadores em Cena da Escola Porto Iracema das Artes. Atualmente é residente do Galpão da Vila, espaço no qual integra projetos de palhaçaria do grupo As 10 Graças e dirige o Scenogramas Cia. Cênica, na montagem do espetáculo Sólito.