Escola de Formação e Criação do Ceará

image-1

Artistas dos Laboratórios de Criação em Música e Dança do Porto Iracema se apresentam no CCBJ

portoiracemadasartes image 1

 

 

Show de NAYRA COSTA E LOS FLENKY’S BOYS

De janeiro a março, o Centro Cultural Bom Jardim e o Porto Iracema das Artes promovem o intercâmbio artístico batizado de  “Sentido Praia Sertão” apresentando, para a comunidade do Grande Bom Jardim, uma série de espetáculos em processo de criação nos Laboratórios de Música e Dança do Porto.

Na próxima sexta (27), Nayra Costa e los Flenky’ Boys realizam um show que mistura a voz inconfundível de Nayra aos samplers, sintetizadores, baixo e instrumentos da tradição cultural brasileira: guitarra baiana e bandolim. O som passeia por universos diversos como o reggae, o hiphop, o dub, a cumbia, o maracatu e a música eletrônica. O trabalho foi selecionado no Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes – 2016 e teve a tutoria de Eduardo BID (Nação Zumbi). Nayra e Los Flenky’s Boys querem registrar o resultado desse processo em um disco – a ser lançado em 2017.

Integram o grupo: Julio Cesar Santana (direção tecnica, baixo e pads eletrônicos) e Igor Ribeiro (percussões e pads eletrônicos). Cláudio Mendes faz a direção musical e no palco toca teclado, baixo, guitarra e faz backing-vocals e samplers.

 

 

LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

Os laboratórios são espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em diferentes linguagens, funcionando em regime de imersão, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas em música, dança, teatro, artes visuais e audiovisual. Os alunos recebem orientação de consultores/tutores, que conduzem a qualificação dos projetos, através de orientações individuais, oficinas, palestras e master class na Escola Porto Iracema das Artes.

Confira a programação de Janeiro

JANEIRO

► DIA 20 | SEXTA | 19H
ESPETÁCULO “GUERREIRAS”
Laboratório de Criação em Dança
Classificação 18 anos
Local: Teatro Marcus Miranda

“Guerreiras” consiste numa montagem que se inicia na corporeidade marcial da artista Aspásia Mariana e vai se constituindo através das corporeidades de mulheres que estão nas frentes de lutas, que protagonizam e são defensoras de movimentos sociais. O trabalho está em processo e tem estreia prevista para agosto de 2017.

Intérprete criação e dramaturgia: Aspásia Mariana
Tutoria e dramaturgia: Micheline Torres
Dançam comigo e agradeço: Espertirina ∙ Ivânia ∙ Bia ∙Jovita ∙ Clarice ∙Lia ∙ Yemanjá ∙ Cecília ∙ Julia ∙ Louise ∙ Luisa ∙ Elaine ∙ Renata ∙ Isabelle ∙ Alanna ∙ Karla ∙ Patrícia ∙ Sara ∙ Maria Bonita ∙ Maria da Penha ∙ Maria Pereira ∙ Dadá ∙ Joana ∙ Evilene ∙ Manjari ∙Aline ∙ Karinne ∙ Tati ∙Marília ∙ Jamille ∙ Fabi ∙ Andréa ∙Olga ∙ Fuller e todas as mulheres do mundo

► DIA 20 | SEXTA | 19H30
ESPETÁCULO “CORPO SOB SUSPEITA”
Laboratório de Criação em Dança
Classificação 18 anos
Local: Teatro Marcus Miranda

“Um corpo sob suspeita” é uma proposição que aborda o conceito de violência simbólica que se impõe através da naturalização das relações de submissão e de legitimidade do pensamento dominante. Durante a pesquisa, Edmar Cândido e Eric Vinícius participam de uma imersão em processos investigativos vivenciados no corpo, apontando caminhos que possam vir a ser evidenciados no desenvolvimento do trabalho, num permanente debate sobre as variadas maneiras de percepção de um corpo sob vigilância.

Intérpretes, criação e dramaturgia: Edmar Cândido e Eric Vinícius

► DIA 27 | SEXTA | 19H
NAYRA COSTA E LOS FLENKY’S BOYS
Laboratório de Criação em Música
Classificação Livre
Local: Praça Central

Nayra Costa conquistou o público brasileiro ao participar do 1° The Voice Brasil, no qual chegou às semifinais. A maioridade da experiência profissional gerou o desenvolvimento de uma identidade artística e desejo em lançar seu trabalho autoral. Chamou Claudio Mendes, parceiro de longas datas, para desenvolver o projeto que mistura a voz inconfundível de Nayra aos samplers, sintetizadores, baixo e instrumentos da tradição cultural brasileira: guitarra baiana e bandolim. O som passeio por universos diversos como o reggae, o hiphop, o dub, a cumbia, o maracatu e a música eletrônica. O trabalho foi selecionado no Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes – 2016 e teve a tutoria de Eduardo BID (Nação Zumbi). Nayra e Los Flenky’s Boys querem registrar o resultado desse processo em um disco – a ser lançado em 2017.

Integram o grupo: Julio Cesar Santana (direção tecnica, baixo e pads eletrônicos) e Igor Ribeiro (percussões e pads eletrônicos). Cláudio Mendes faz a direção musical e no palco toca teclado, baixo, guitarra e faz backing-vocals e samplers.

► DIA 29 | DOMINGO | 18H
TOCATA LIVRE
Laboratório de Criação em Música
Classificação Livre
Local: Praça Central

Da união de um músico prodígio e um virtuoso com um mestre veterano, nasce o Trio Herluno ― Nonato Lima (acordeon), Hermano Bezerra (baixo) e Luizinho Duarte (bateria). Projeto autoral, com base em composições assinadas por Nonato e Luizinho, Tocata Livre pretende unir virtuosidade e vivacidade instrumental, livrando-se de convenções para alçar o voo livre da improvisação. Com duas gerações de instrumentistas reconhecidos, mergulha em ritmos brasileiros (forró, baião, choro) e universais (valsa, tango, flamenco) com arranjos ousados e espaço também para releituras de autores consagrados.