Escola de Formação e Criação do Ceará

preamar_cb-artes-visuais-fotopoeticas_roda-de-conversa_pequenas-invencoes_capa-site

Artistas da exposição “Pequenas invenções para existir no mar” participam de roda de conversa no Porto Iracema

preamar cb artes visuais fotopoeticas roda de conversa pequenas invencoes capa site
Obra de Fernanda Barbosa. Instalação (detalhe) – Acomodando a falta, 2019.

A atividade acontecerá na próxima terça-feira (10), com presença de professores e estudantes do Preamar de Artes Visuais e Fotopoéticas 2019

A Escola Porto Iracema das Artes realiza, no dia 10 de março, roda de conversa com artistas da exposição “Pequenas invenções para existir no mar”, produzida pelas alunas e pelos alunos de Artes Visuais e do Programa de Fotopoéticas 2019. A atividade contará com a presença de professores e estudantes dos percursos. Gratuito, o encontro será realizado no auditório da Escola, a partir das 19h.

A exposição, que segue aberta no pátio da Escola e na galeria Leonilson desde o dia 17 de dezembro, reúne 15 obras, entre esculturas, desenhos, fotografias, instalações, performances e vídeos, partindo do tema “Poéticas das Existências”, eixo norteador das formações do Porto Iracema no ano passado. A mostra coletiva foi resultado de pesquisas de arth3mis, Beatriz Almeida, Camila Vas, Érica Nog, Fernanda Barbosa, Iara Alves, Jeca Pedregulho, Jessika Barbosa,  Jocilone Junior, Mateus Leoni, Leticia Belo, Rafaela Teixeira, Rômulo Silveira, Sidnei Maia e Vinicius Braga.

Nos Cursos Básicos de Artes Visuais, os trabalhos foram orientados pelos artistas Sabyne Cavalcanti, Jared Domício, Simone Barreto e Waléria Américo. No Programa de Fotopoéticas, além da artista visual Waléria Américo, os projetos também foram mediados pelos artistas Louise Félix, Felipe Camilo e Igor de Melo.

126a8053
Obra de Iara Alves: Vênus, 2019. Instalação (escultura em papel machê, vasos de cerâmica, galhos secos e planta suculenta). Foto: Té Pinheiro

Sobre o Programa PREAMAR

O programa tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com vistas a aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica da Escola: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual e Fotopoéticas. A proposta é compor equipes de alunos que passaram pelo Porto para se engajarem em projetos de criação de vídeos de ficção e documentários, montagens de peças, ensaios, exposições e outras práticas, sob a tutoria de profissionais de carreira consolidada.

Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a PREAMAR referida no título do programa.

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, com seis anos completados em 2019, desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO
O quê: Artistas da exposição “Pequenas invenções para existir no mar” participam de roda de conversa no Porto Iracema
Quando: Dia 10 de março, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Rafaela Leite
Publicado em 06/03/2020