Escola de Formação e Criação do Ceará

afrontamento_gentedela_capasite

Artista do Laboratório de Dança do Porto realiza campanha para fazer intercâmbio no Chile

afrontamento gentedela capasite

Wellington Gadelha, selecionado para participar do Movimiento Sur 2018 com o espetáculo “Gente de lá”, desenvolvido no Porto em 2017, busca financiamento coletivo para custear viagem

A proposição cênico-instalativa “Gente de Lá“, desenvolvida no Laboratório de Dança do Porto Iracema das Artes em 2017, é um dos 20 projetos da América Latina selecionados para participar do Movimiento Sur 2018, no Chile, entre os meses de junho e julho. A ação cênica é assinada pelo artista cearense Wellington Gadelha, que realiza, até 16 de junho, uma campanha de financiamento coletivo no Catarse.me para custear os gastos com a viagem.

O Movimento Sur, uma plataforma internacional que promove intercâmbio internacional entre artistas e criadores da América Latina, acontecerá de 23 de junho a 8 de julho. Este ano, o evento reunirá os 20 artistas-proponentes nas cidades de Santiago e Valparaíso, no Chile, para reflexões, treinamentos e experimentação de artes performáticas em torno da dança contemporânea e outras manifestações artísticas. “Os Centros e Periferias de nossos territórios afetivos” é o tema do encontro.

“É uma importante plataforma de intercâmbio no campo da dança. Já passaram grandes nomes por lá. É uma responsabilidade grande, já que estou iniciando meu percurso agora na dança, então ter essa possibilidade é muito significativo”, diz Wellington. “Eu tô seguro do que eu vou experienciar lá. Estar indo para outro país, falar como morador de periferia é muito importante, não só pro campo da dança em si. Expressões artísticas, sobretudo de dança, já vem sendo desenvolvidas nas favelas e essa oportunidade de trocas, fortalece a arte periférica no campo da arte, cultura e cidadania”, ressalta.

“Gente de Lá” é uma ação cênica em dança que parte da investigação do corpo roleta-russa: negro, favelado e urbano. Desenvolvido no projeto Afrontamento ‒ proposição de Wellington junto aos artistas Priscilla Sousa e Alexandre Fernandes ‒, a ideia é interligar resistências e pensar os territórios, as violências e os circuitos de segregação étnico-racial-espacial em Fortaleza. A tutoria do projeto foi do bailarino mineiro radicado na Bahia, Luiz de Abreu, com colaboração do artista baiano Leonardo França.

FINANCIAMENTO COLETIVO

Para custear os gastos da viagem, Wellington Gadelha iniciou, no último dia 17, uma campanha na plataforma de financiamento coletivo Catarse.me (www.catarse.me). Além disso, o artista pretende realizar uma apresentação com contribuição voluntária e uma feijoada (ambas com data e local a definir). O plano do artista é viajar no dia 21 de junho.

Para contribuir, CLIQUE AQUI .

MOVIMIENTO SUR

O Movimiento Sur é uma plataforma internacional, baseada no Chile, cujo objetivo é o intercâmbio internacional entre artistas e criadores da América Latina e o desenvolvimento artístico e interdisciplinar em torno da dança contemporânea e outras manifestações artísticas. Junto com outras duas plataformas, Panorama Sur, na Argentina, e Experimenta Sur, na Colômbia, fazem parte de uma iniciativa que visa criar espaços temporários para reflexão, treinamento e experimentação de artes performáticas contemporâneas e sua relação com outras áreas de a criação.

O projeto nasceu em 2012, promovido pela Fundação Siemens Stiftung e pelo Goethe-Institut Chile. Hoje, é uma iniciativa do Movimento Fundação do Sul, que conta para a edição 2018 com o apoio da Stiftung Fundação Siemens, o Centro NAVE Centro de Criação e Residence (Santiago), o Parque Cultural de Valparaíso, PCdeV, Embaixada de Portugal no Chile, o Instituto Camões (Portugal), o Instituto Nacional de Artes, INAE (Uruguai), do Instituto Francês de Chile, o Goethe Institut (Alemanha) e Pro Helvetia (Suíça).

Para saber mais, acesse: www.movimientosur.cl.

SERVIÇO
“Artista do Laboratório de Dança do Porto realiza campanha para fazer intercâmbio no Chile”
Quando: Campanha de financiamento até 16 de junho | Evento: 23 de junho a 8 de julho
Quanto: Ajude a financiar o intercâmbio CLIQUE AQUI

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme
Publicado em: 21/05/2018