Escola de Formação e Criação do Ceará

doriana-mendes_danilo-pinho

“Amarrações Estéticas: Entrevozes – as poéticas da fala e do canto”, com Doriana Mendes e Danilo Pinho

Na próxima sexta-feira (14), às 19h, o auditório da escola Porto Iracema das Artes recebe o programa Amarrações Estéticas: Entrevozes – as poéticas da fala e do canto”, com a cantora, atriz, bailarina e tutora do projeto “Cenas de Ópera”, do Laboratório de Música, Doriana Mendes e o ator, diretor e professor de Teatro, Danilo Pinho. O encontro propõe o diálogo entre os artistas-docentes, com o objetivo de pensar as poéticas para a voz falada e a cantada. Na ocasião, Doriana abordará também sobre o canto erudito e popular, temas que fazem parte das suas experiências artísticas. A atividade, realizada em parceria entre os Laboratórios de Música e Teatro do Porto, é totalmente gratuita e aberta ao público.

Aproximando as linguagens artísticas, cada convidado traz sua experiência como artista e como professor para multiplicar as possibilidades, repensar os caminhos e traçar algumas perspectivas formativas aos artistas contemporâneos. O programa conta com debates, apresentações e interlocuções a partir de eixos temáticos que permeiam os diversos projetos dos Laboratórios.

Sobre o programa Amarrações Estéticas
No vocabulário do mar, “amarração” é o ato de consolidar a atracação das navegações no cais dos portos e dar firmeza aos nós da rede de pescar. Assim, o Amarrações Estéticas coloca-se na perspectiva de consolidar os atos criativos, através de amarrações construídas a partir de diálogos entre os projetos dos Laboratórios de Criação.

Sobre os convidados

Doriana Mendes
Tutora projeto “Cenas de Ópera”. Cantora, atriz-Bailarina. Bacharel em Canto, Doutora e Mestre em Música, professora de canto na UNIRIO. Sua tese é “O Discurso Não-Semântico na Música Eletrovocal” e desde o mestrado pesquisa sobre o intérprete contemporâneo. Fez sua estreia internacional no Teatro de Darmstadt cantando uma ópera de Jocy de Oliveira. Em 2016 protagonizou a estreia da ópera Medeia de Mario Ferraro. Apresentou-se na Alemanha, França, Irlanda, Portugal, Chile, Bolívia, Argentina, México. Sua discografia conta com mais de 20 CDs publicados, em estilos desde a música antiga medieval, passando por teatro musical à música contemporânea.

Danilo Pinho
Graduado em Fonoaudiologia pela Unifor e Mestre em Artes Cênicas pela UFBA, Danilo Pinho é ator, diretor e pesquisador de teatro e professor efetivo responsável pela área de voz do curso de Licenciatura em Teatro do IFCE. Desenvolve trabalho voltado à direção vocal de elencos e de grupos de teatro conduzindo treinamentos inseridos em processos criativos, tendo como foco de investigação: o enraizamento da respiração, a ação vocal, a palavra ativa e a relação entre a arte do corpo e a arte da palavra. Dedica-se ao estudo, pesquisa e tradução de autores que são referências no estudo da voz do ator de teatro, como Cicely Berry e Kristin Linklater. Desde 2017, participa de workshops com Kristin Linlater na Escócia, no estúdio Kristin Linklater Voice Center.

Serviço
O quê: Amarrações Estéticas: Entrevozes – as poéticas da fala e do canto”, com Doriana Mendes e Danilo Pinho
Quando: 14 de setembro, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

 

 

(Publicado em 11/09/2018)