Alquimia Teatral: Processos laborais para o teatro de animação – Quixeré (CE)

Projeto: Alquimia Teatral: Processos laborais para o teatro de animação – Quixeré (CE)

Proponente e colaboradores: Henrique  Oliveira, Janaíle Soares, Diego Anderson, Cleriane Lima, Lucas Ribeiro,  Fátima Oliveira e Senhor Balá

Resumo do projeto:
A Trupe Motim de Teatro, de Quixeré, propõe uma pesquisa laboral de teatro de animação que borra as fronteiras das linguagens do teatro, da artes visuais, da física mecânica e do misticismo para criar uma carruagem-máquina, material base para o texto “Alquimista Jerônimo”, do integrante do grupo, Henrique Oliveira. Os desafios da pesquisa estão na investigação física/mecânica para a construção dessa carruagem-máquina, no aprimoramento de técnicas de corpo, voz e das variadas formas de manipulação de bonecos.

 

Tutor: Luciano Wieser
Minibio: Luciano Wieser é diretor e fundador do Grupo de teatro DE PERNAS PRO AR, com mais 28 anos de trabalho de grupo continuado, onde já obteve vários prêmios por suas produções sendo requisitado por grandes festivais de teatro. Como diretor do grupo DE PERNAS PRO AR, seus espetáculos apresentam novas possibilidades cênicas e dramatúrgicas para rua, onde busca na interação com o público e na cenografia funcional as principais possibilidades do encantamento.

No espetáculo de rua AUTOMÁKINA UNIVERSO DESLIZANTE, sua maior obra como ator, criador, bonequeiro e cenógrafo, apresenta uma maquinaria funcional de valor artístico ímpar, onde sua pesquisa vem sendo referência, por construir uma linguagem própria, que borra as fronteiras da arte, fazendo uma compilação entre o teatro de animação, circo e música. Seus espetáculos vem rompendo com paradigmas, propondo uma nova forma de se comunicar com o espaço urbano.