Escola de Formação e Criação do Ceará

Adriana Schneider, Isabel Viana e Sérgio Rocha discutem produção em arte no Porto Iracema

Dentro da programação de aniversário da escola Porto Iracema das Artes, na próxima quarta-feira, 9, às 19h, o Laboratório de Teatro realiza o encontro “Crise – Atritos nos modos de produção em arte e cultura”, com os artistas Adriana Schneider, Isabel Viana e Sérgio Rocha. O evento faz parte do programa “Amarrações Estéticas”, que promove conexões entre os processos criativos desenvolvidos nos nossos Laboratórios de Criação. O acesso é totalmente gratuito, aberto ao público e ocorrerá na sala de Teatro Sidney Souto.

A partir das relações entre arte e política no Brasil e na América Latina, o encontro vai discutir o lugar do artista-pesquisador, assim como as reflexões dos desafios e confrontos dos processos de criação e os modos de produção atuais. A crise gera debates acerca das representações, das narrativas que evocam a cidade/sociedade e da estetização da política. A idéia do encontro é desamarrar certezas e criar novos nós pelo diálogo das experiências dos convidados e do público.

Antes, no próximo sábado (05), às 15h30, acontece a visita guiada ao Poço da Draga. É o “Expresso 111”, um percurso a pé em que o grupo será acompanhado pelo guia morador Sérgio Rocha. A visita passará por lugares específicos e relevantes à identidade do Poço da Draga, denominados estações. O local de encontro será o Pavilhão Atlântico (Rua dos Tabajaras, 2). A visita é uma ação prévia do Amarrações Estéticas, que acontecerá no dia 09 de agosto, no Porto Iracema.

 

Visita Guiada Expresso 111

 

O nome da atividade é uma menção ao antigo serviço de trem europeu, Expresso do Oriente, como também é uma referência à presença de antigos trilhos no local, nos quais passavam trens e trolers que serviam como transporte dos produtos vindos do antigo porto, a Ponte Metálica. E neste contexto que envolve movimento, viagem e história, o nome Expresso 111 passa por mudanças a cada ano de acordo com a idade representativa da comunidade.

Amarrações Estéticas

O Amarrações Estéticas surge na perspectiva de consolidar os atos criativos a partir de diálogos entre os projetos. O Porto Iracema das Artes trabalha com o imaginário do mar em seus processos de construção do conhecimento. O programa busca inspiração no repertório simbólico da cultura marítima. “Amarração” é o ato que consolida a atracação das navegações no cais dos portos e dá firmeza aos “nós” da rede de pesca. Portanto, uma metáfora que expressa os objetivos do programa, no sentido de atar os diálogos transdisciplinares das nossas práticas.

Convidados:

Adriana Schneider Alcure
Atriz, pesquisadora e diretora de teatro. Professora do Curso de Direção Teatral e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da UFRJ. Integrante do Grupo Pedras de Teatro, do Coletivo Bonobando e do Movimento Reage Artista. Mestre em Teatro PPGAC-UNIRIO e Doutora em Antropologia PPGSA/IFCS/UFRJ, com bolsa de sanduíche DAAD/CNPq na FU-Berlin. Realizou Pós-Doutorado no PPGAC-UNIRIO.

Isabel Viana
Artista, mestre em m “Lenguajes Artísticos Combinados”, na Universidad Nacional de la Artes (Buenos Aires) e graduada em Artes Cênicas (IFCE), seus projetos passeiam pelo teatro, performance, literatura e artes visuais. Coordenou por 5 anos a Casa Gira Mundo (Rio de Janeiro) junto ao coletivo Bando Filhotes de Leão. Desenvolve trabalhos com mulheres do coletivo “Mujeres Sin Miedo”, em La Matanza, província de Buenos Aires, no qual coordena um grupo de teatro que debate o processo artístico como forma de existir e explorar insuficiências da vida e do sistema patriarcal que vivemos. Doutoranda em Direitos Humanos na Universidad de Lanús.

Sérgio Rocha
Sérgio Rocha é morador do Poço da Draga e atua como Geógrafo na FUNCEME na área de Recursos Ambientais com atribuições em cartografia. Sua trajetória de atuação no Poço da Draga se dá desde quando o mesmo participou de cursos de Audiovisual no Alpendre de 2001 a 2003, atuou como estagiário do CDMAC (2006-2008) como monitor volante habilitado em língua francesa e como professor na ONG Velaumar (2008). Atualmente junto a parceiros (Velaumar, LEHAB, Quem dera ser um peixe entre outros) ele integra um movimento chamado Movimento ProPoço, que desde 2014 vem promovendo eventos na área cultural e de pesquisa na comunidade e entorno.

Serviço:

Encontro “Crise – Atritos nos modos de produção em arte e cultura”, com os artistas Adriana Schneider, Isabel Viana e Sérgio Rocha.
Quando: 09 de agosto, às 19h
Onde: Sala de Teatro Sidney Souto do Porto Iracema das Artes
Entrada gratuita e aberta ao público

Visita guiada “Expresso 111”, com Sérgio Rocha
Quando: 05 de agosto, às 15h30
Onde: Poço da Draga
Local de encontro: Pavilhão Atlântico (Rua dos Tabajaras, 2, Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público