“Porto Marine de Imagens – 3º Salão de Artes do Porto” segue até 21de dezembro

A escola Porto Iracema das Artes, por meio dos Cursos Básicos de Artes Visuais, segue com a exposição Porto Marine de Imagens – 3º Salão de Arte do Porto. Com o tema “Poéticas do Feminino”, a mostra é composta de 15 trabalhos de alunos e ex-alunos da Escola e ficará aberta ao público até 21 de dezembro, na Galeria Leonilson. A visitação pode ser feita de 9h às 21h, de segunda à sexta-feira.

A abertura, ocorrida no último dia 16 de outubro, teve a participação dos artistas na mostra e a premiação das três melhores obras escolhidas por uma comissão de avaliação formada por Aline Albuquerque, Ingra Rabelo e Waléria Américo, que estiveram presentes. Criado inicialmente com o nome de “Ilustra Porto”, o projeto foi idealizado em 2014 pela necessidade de abrir espaço para que os alunos de Artes Visuais pudessem apresentar seus trabalhos ao público e com o objetivo de proporcionar uma primeira experiência no campo profissional artístico. Em 2016, foi realizado o II Ilustra Porto, ainda como uma mostra de ilustração. Este ano, o projeto foi reformulado e recebeu o nome “Porto Marine de Imagens”, que remete ao vocabulário marítimo, e tem como objetivo ampliar as linguagens para além da ilustração e poder acolher alunos de outras áreas para além das Artes Visuais.

Esta edição segue o conceito trabalhado este ano pelo Porto Iracema das Artes, sobre as “Poéticas do Feminino”. Todos os trabalhos selecionados têm alguma relação com o tema. As obras vão desde bordado e pintura até fotografia, fotopintura e instalação.

AS OBRAS E ARTISTAS DA MOSTRA

A banca de seleção das obras foi composta pelas artistas Aline Albuquerque, Ingra Rabelo e Waléria Américo. A comissão escolheu os trabalhos  Ilhas adormecidas e vulcões inativos (2018), co coletivo Terroristas del Amor (Dhiovana Barroso e Marissa Noana), Esse Corpo É Tudo O Que Tenho (2018), de Kaly, e Toda Mulher Reverbera (2018), de Viviane Morais, como os três melhores da mostra. As artistas receberam como prêmio kits com materiais de criação e produção artística.

Confira as obras e artistas que compõem a mostra:

A Imagem (2017), de Jeronimo Neto.
As Divas (2018), de Leonardo Reis.
Azul (2018), de Sophia Mourão.
Duas (2018), de Ana Clara Mendes.
Esse Corpo É Tudo O Que Tenho (2018), de Kaly
Estrela Cadente (2018), de Tatiana Tavares.
Ilhas adormecidas e vulcões inativos (2018), do Coletivo Terroristas del Amor.
Intrusão Magmática (2018), de Batalha.
Menino Tímido (2017), de Daniel Neves.
O sonho que tive com você era assim (2017), de Azuhli.
Ser mulher (2018), de Apipper.
Toda Mulher Reverbera (2018), de Viviane Morais.
Trindade Santíssima (2018), de Tatiana Tavares.
Vermelho (2018), de Sophia Mourão.
Véu (2017), de Marcos Paulo Firmino.

SERVIÇO
O que: “Porto Marine de Imagens – 3º Salão de Artes do Porto” segue até 16 de novembro” 
Quando: Até 21 de dezembro, de segunda à sexta-feira, das 9h às 21h30min.
Onde: Galeria Leonilson do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Classificação Livre
GRATUITO

Atualizado em: 30/11/2018