Aberto processo seletivo para percurso de dramaturgia no Porto Iracema das Artes

 

Serão cinco módulos, totalizando 130h/a, com a proposta de oferecer uma experiência de estudo e criação aos alunos participantes

Estão abertas, de 20 a 29 de abril, as inscrições para o processo seletivo do novo percurso oferecido pelo Porto Iracema das Artes, “Ateliê de Escrita Dramática”. A formação, realizada pelo Cursos Básicos de Artes Cênicas e Audiovisual da Escola, será de dramaturgia para teatro e cinema. Com carga horária de 130h/a, a proposta do percurso é oferecer uma experiência de estudo e criação em que cada participante desenvolverá seu próprio roteiro de curta-metragem de ficção, documentário ou peça teatral.

Podem participar da seleção interessados (as) em teatro e cinema, maiores de 18 anos e que tenham concluído o ensino médio. Serão ofertadas 25 vagas. A inscrição pode ser feita AQUI, das 18h do dia 20 às 18h do dia 29 de abril. O processo seletivo se dará em duas etapas: a primeira de análise dos formulários de inscrição online e a segunda com uma entrevista coletiva e produção escrita. O resultado da primeira fase será divulgado no próximo dia 30 de abril e o final, no dia 4 de maio.

O percurso

As aulas serão divididas em cinco módulos, com início em 7 de maio e encerramento em 6 de agosto deste ano. O módulo 1 será de segunda à sexta-feira, das 18h30min às 21h30min, e num sábado, no dia 12 de maio, de 9h às 13h. Os demais módulos serão sempre às segundas, quartas e sextas (de 18h30min às 21h30min).

Confira o cronograma do percurso:

A forma dramática, com Carlos Rabelo (20 h/a – De 07 a 12 de maio)

A partir da peça teatral Incêndios, do dramaturgo libanês Wajdi Mouawad e do filme homônimo dirigido por Denis Villeneuve, o módulo apresenta e discute os fundamentos da forma dramática (conflito, personagem, fábula etc.) e sua atualização na criação contemporânea.

Ateliê de escrita 1 – teatro, com Aldo Marcozzi (30 h/a – 14/05 a 06/06)

Apresenta e discute diferentes possibilidades de construção de cenas experimentando a forma dramática no teatro.

Ateliê de escrita 2 – cinema, com Janaína Marques (30 h/a – 08/06 a 29/06)

Apresenta e discute as etapas de roteirização: ideia, sinopse, descrição das personagens e argumento. Propõe exercícios de criação e recriação de cenas para cinema.

A figura da mãe no drama, com Natasha Faria (20 h/a – 02 a 13/07)

A partir de obras de referência das dramaturgias clássica, moderna e contemporânea, o módulo propõe uma discussão sobre a figura da mãe, destacando as dimensões poética e política desse arquétipo em diferentes contextos. A proposta é que essa discussão seja o disparador dos projetos individuais de criação de roteiros de curta-metragem de ficção, documentário ou peça teatral.

Ateliê de escrita 3 – Projeto de roteiro de curta metragem ou peça teatral, com Suzy Élida e Pablo Arellano (30 h/a – 16/07 a 06/08)

Nesse módulo serão desenvolvidos os projetos de escrita de roteiros de curta metragem de ficção / documentário ou peça teatral na forma breve.

Serviço:

O quê: Inscrições abertas para processo seletivo de percurso de dramaturgia “Ateliê de Escrita Dramática”

Quando: De 20 a 29 de abril de 2018

Onde: AQUI 

GRATUITO

 

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Manuela Sales

Publicado em 20/04/2018