Escola de Formação e Criação do Ceará

DSC_2195_2(1)

Abertas inscrições para oficina de canto popular com Suely Mesquita no Porto Iracema das Artes

Atividade faz parte do programa “EntreVozes – Poéticas do Canto, da Fala e da Performance”

Dando continuidade às ações do Programa EntreVozes – Poéticas do Canto, da Fala e da Performance, iniciado pela Escola este ano, a cantora, compositora, professora de canto e preparadora vocal Suely Mesquita, que integra a comissão de seleção do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes 2019, ministrará uma oficina de canto copular durante sua passagem pela Escola. A atividade será nos dias 31 de maio e 01 de junho, das 14h às 17h, na Sala de Música da Escola.

Os cantores interessados em participar da oficina têm prazo a partir de hoje, 10, até o dia 22 de maio, para enviar e-mail para o endereço labmusicaporto@gmail.com informando nome completo e nome artístico, caso tenha, e as motivações que levaram a pessoa a ter interesse na oficina.

Na formação, serão abordados aspectos como corpo nervoso – reações somáticas ao nervosismo, como conhecê-las e lidar com elas; ambiente emocional – a imaginação do cantor como base da interpretação; comunicação com plateia – como envolver o público com seu trabalho; linguagem artística – identidade vocal, conceito, interpretação; e movimento – o visual do cantor, saúde vocal na vida real, técnica de microfone, sonhos, obstáculos, recursos e ações para a realização de um trabalho artístico.

Programa EntreVozes

Reunindo os Laboratórios de Música, de Teatro, de Dança e os Cursos Básicos de Artes Cênicas, o objetivo do “Programa EntreVozes – Poéticas do Canto, da Fala e da Performance” é investigar processos relacionados à área da voz, tanto do ponto de vista teórico quanto prático, como é o caso da oficina de canto popular, sendo mais uma oportunidade para uma imersão em aulas que terão como base o trabalho que Suely Mesquita vem desenvolvendo ao longo de uma trajetória dedicada à voz.

Sobre Suely Mesquita

dsc 2195 21
Foto de Simone Kontraluz

Cantora, compositora e professora de canto. Lançou os CDs Microswing (2008) e Sexo Puro (2002). Em duo com Eugenio Dale, lançou o CD Dio&Baco. Tem músicas gravadas por seus parceiros Evandro Mesquita (Blitz), Moska, Chico César, Fernanda Abreu, Pedro Luís e a Parede, Zeca Baleiro, Kátia B., George Israel, Celso Fonseca, Leoni, Bruno Morais, Kali C., Luís Capucho e também pelos cantores Chico César, Ney Matogrosso, Ceumar, Daúde, Rosana, 14Bis, Alice Caymmi e outros artistas. Em 2011, fez shows e ministrou cursos nas universidades americanas de UMass Dartmouth e Georgetown. O livro Sexo Puro: A Life in Brazilian Song (2010), de Bob Gaulke, apresenta a obra da compositora ao público americano e europeu. Concebeu e coordenou os cursos DESCONTROLE NÃO É CAOS e TODOS OS CANTOS, no Espaço Sesc, Rio. Criou e ministra os cursos de formação do cantor popular como o VOZinVENTO (15 edições entre 2004 e 2010) e o Microfone Relâmpago. Como preparadora vocal, assina gravações e discos de Pedro Luís e a Parede, Farofa Carioca, Gabriel Moura, Rogê, Pretinho da Serrinha, George Israel, Emília Monteiro, Marianna Machado e outros. É co-fundadora do GEV – Grupo de Estudos da Voz do Rio de Janeiro. Desde 2010 estuda Somatic Voicework sob a orientação direta de sua criadora, a professora Jeanie Lovetri, de Nova York, EUA, fazendo parte do corpo docente do curso de formação dessa grande mestra.

Serviço

O quê: Oficina de Canto Popular com Suely Mesquita

Quando: Sexta-feira, dia 31 de maio, e Sábado, 01 de junho, das 14h às 17h

Onde: Sala de Música do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)

Inscrições de 10 a 22 de maio, mediante envio de informação para o e-mail labmusicaporto@gmail.com

GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro

Publicado em 10/05/2019