Selecionados para oficina ‘Adentrar processos: para se perceber’

Confira a lista de Selecionados para oficina de ‘Adentrar processos: para se perceber’com Júnior Pimenta e Célio Celestino.

O Porto Iracema das Artes recebe inscrições para oficina “ Adentrar processos: para se perceber”, até o dia 29 de janeiro (domingo), a oficina é voltada para o segmento de artes visuais e a seleção será feito através de carta de intenção e portfólio.

O processo de criação abrange diferentes etapas de armazenamento, filtragem e seleção de informações, vindas das mais variadas experiências dos artistas, que combinadas ou transformadas entre si proporcionam o aparecimento de infindáveis alternativas de ser para a obra. De modo geral, a criação estabelece uma série de interlocuções com a história da arte, da ciência e da cultura. Passado e presente dialogam constantemente e remetem ao futuro.

A oficina propõe discutir as questões do processo artístico e também trazendo e discutindo questões pertinentes como: criação, origem, crítica processual, arte processual. Além disso abordando as questões dos processos de outros artistas e abrindo para participação dos inscritos na oficina, pois através da experiência dos outros, que nos percebemos.

A oficina, se encontra dividida em dois momentos, no primeiro compreende reflexão teórica sobre o processo de criação, na história da arte até o momento atual. No segundo, buscaremos abordar o processo dos participantes e com isso gerar o amadurecimento das questões apresentadas anteriormente.

Sobre os facilitadores:

Júnior Pimenta é artista visual, nasceu em Orós-CE, vive e trabalha em Fortaleza. Graduado em Design, cursou Arquitetura e Urbanismo, atualmente vem realizando suas pesquisas sobre suas relações com os lugares que habita. Nos últimos anos, realizou duas exposições individuais: Em 2013, Âmago, Sala Nordeste-FUNARTE, Recife-PE; Estação Cabo Branco, João Pessoa-PB; Centro cultural Banco do Nordeste, Fortaleza-CE. Com curadoria de Ana Cecília Soares. Em 2014, Descaminhos, no Museu de arte contemporânea, Dragão do Mar, Fortaleza-CE, curadoria de Márisa Flórido.

Célio Celestino, artista formado em Artes Visuais pelo IFCE que já trabalha com desenho artístico e gráfico. E conta com diversas exposições em diversos estados do Brasil.

Informações:

Local: A oficina acontecerá no Porto Iracema da Artes (sala B2)

Dias: 2 e 3 de fevereiro de 2017

Vagas: 15 vagas.

Resultado dos selecionados: 31 de janeiro de 2017  no site do Porto.

Selecionados:

1. Artur Bombonato

2. Beatriz Gurgel

3. Bruno Silva

4. David Oliveira

5. Carmem Lazari

6. Cinira Dalva

7. Eduardo Barros Leal

8. Francisco Jackson

9. Jorge Oliveira

10. Lucas Florentino

11. Mel Andrade

12. Pedro Torres

13. Ricardo Arruda

14. Silvania Araújo

15. Tony Lima