Loading...

Histórico

O Porto Iracema das Artes, inaugurado em 29 de agosto de 2013, é uma escola de formação e criação cultural, ligada ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – CDMAC, em Fortaleza.

O Porto Iracema das Artes tem como objetivo funcionar como um fértil porto de experiências estéticas, um ancoradouro de ideias e pensamento, um lugar de trocas e de partilhas simbólicas. Uma Escola de Formação e Criação de Cultura, que desenvolve processos formativos com vistas a formar uma geração de jovens criadores, nos diversos campos das artes. Um lugar de reflexão. Um espaço de cultura, no sentido mais plural do termo, no sentido da invenção poética, daquela que lança mão dos saberes para construir novas formas de vida.

Neste sentido, a Escola orienta-se por quatro conceitos fundantes:

• Percursos formativos – a proposta de que a experiência formativa ocorre no movimento e no traçado dos processos. Considera-se, portanto, a ideia da invenção poética, aquela que lança mão dos saberes para construir novas formas de existências.

• Autonomia intelectual e criativa – a possibilidade do aluno pensar os próprios percursos formativos, a partir de seus interesses de conhecimento, fomenta a construção de sua autonomia intelectual para o processo de definição de suas trajetórias profissionais.

• Experiências e partilhas simbólicas – os processos de formação do Porto Iracema das Artes são orientados no sentido da realização de experiências e partilhas simbólicas. A compreensão é de que somente as experiências e as partilhas favorecem o pensamento transformador.

• Rotas de criação – com a proposta de construir navegações estéticas inovadoras, o Porto Iracema definiu um processo de avaliação, baseado em apresentações abertas dos projetos desenvolvidos no âmbito dos percursos formativos. São as Rotas de Criação, que se formam em determinados momentos do ano letivo, orientadas pelo “estado da arte” dos processos em desenvolvimento.

O Porto Iracema das Artes é constituído de quatro esferas formativas:

1. Cursos Básicos

2. Cursos Técnicos

3. Laboratórios de Criação

4. Porto do Conhecimento

X