CENA 15

Centro de Narrativas Audiovisuais – CENA 15

Com uma área de 775,52 m², a sede do Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto Iracema das Artes/Instituto Dragão do Mar, o CENA 15, ocupa um antigo sobrado na Praia de Iracema, perto da sede principal da escola. O prédio é um local histórico para o cenário artístico da cidade, já tendo sido a sede da antiga ONG Alpendre – Casa de Arte por 13 anos e, desde 2013, foi incorporado ao Instituto Dragão do Mar, que o devolveu à cidade quando da comemoração dos seus 15 anos.

O CENA 15 é concebido como um espaço de formação, pesquisa, criação e experimentação de dramaturgias audiovisuais e, assim, desenvolve uma série de processos formativos para aprofundar conhecimentos e experiências teóricas e práticas na concepção e desenvolvimento de conteúdos para o cinema brasileiro. Atualmente, o CENA 15 realiza:

– O Laboratório de Cinema, que acolhe quatro (4) projetos de roteiro de longa-metragem cearenses, um (1)  do Nordeste e um (1) Nacional para desenvolvimento a cada ano, sob a tutoria dos cineastas Armando Praça, Karim Aïnouz, Nina Kopko, Sérgio Machado;

– Oficinas e Aulas Abertas com profissionais ativos no cenário do cinema brasileiro e cearense;

– O Cena Cineclube, que tem como proposta estimular o encontro de realizadores e pesquisadores do cinema cearense e brasileiro – convidados a programar as sessões – com o público interessado em debater os diversos cinemas pulsantes no mundo. As sessões acontecem periodicamente no prédio do CENA 15 e são gratuitas.

 

FICHA TÉCNICA:

Coordenação do CENA 15 e do Laboratório de Cinema: Lis Paim
Produção do CENA 15 e do Laboratório de Cinema: Yuri Peixoto
Tutoria do Laboratório de Cinema: Armando Praça, Karim Aïnouz, Nina Kopko e Sérgio Machado
Assessoria de Roteiro do Laboratório de Cinema: Luciana Vieira e Pablo Arellano