A ESCOLA

O Porto Iracema das Artes é a escola de artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura e gerida em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Inaugurada em 29 de agosto de 2013, nestes seis anos vem se consolidando como a Escola de formação e criação artística do Ceará. Sediada em Fortaleza, conta com três esferas formativas: Programa de Formação Básica, Cursos Técnicos e Laboratórios de Criação. Confira AQUI o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do Porto Iracema.

Nos  âmbitos do Programa de Formação Básica e dos Cursos Técnicos, trabalha, prioritariamente, com jovens de idades entre 16 e 29 anos, estudantes ou ex-alunos da rede pública com ensino fundamental completo. Os Laboratórios de Criação trabalham com faixa etária a partir de 18 anos e têm como foco a qualidade estética dos projetos apresentados.

A Escola tem como objetivo funcionar como um fértil espaço de trocas e experiências estéticas, ancoradouro de ideias e pensamentos. Neste sentido, o Porto Iracema das Artes se orienta por dois conceitos:

  • Autonomia intelectual e criativa – A possibilidade de o próprio aluno pensar os percursos formativos a partir de seus interesses de conhecimento, fomentando a construção da autonomia intelectual para o processo de definição das trajetórias profissionais.
  • Experiências e partilhas simbólicas – Compreende que as experiências e as partilhas favorecem o pensamento transformador.

Os três tipos de formação do Porto Iracema das Artes estão organizados em:

  • Programa de Formação Básica – Os Cursos Básicos de Artes Visuais, Artes Cênicas, Audiovisual e o Programa de Fotopoéticas têm como objetivo iniciar o aluno no mundo das artes e da produção cultural.
  • Curso Técnico em Dança (CTD) – Tem como objetivo formar profissionais técnicos de nível médio, capazes de atuar em dança como intérpretes e criadores.
  • Laboratórios de Criação – São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos artísticos em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro.

A partir das esferas formativas, o Porto Iracema das Artes oferta frequentemente cursos de curta duração, oficinas, masterclasses, workshops, aulas abertas, seminários, além de promover e receber eventos em parceria com projetos e/ou outras instituições locais, nacionais e internacionais. Desde a sua criação, mais de 50 mil pessoas passaram pelo Porto Iracema das Artes. Sendo uma escola pública, todas as formações oferecidas no Porto são gratuitas.

Confira no vídeo depoimentos de alunos, professores, tutores e artistas sobre a Escola:  

 

 

 

DIREÇÃO

 

BETE JAGUARIBE é doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também realizou seu Mestrado em História Social e a graduação em Jornalismo, profissão que exerceu até os anos de 1990. Neste período, iniciou sua experiência na área da gestão pública, com ênfase no audiovisual e na formação em artes. Tem larga experiência no campo da gestão pública de cultura, tendo coordenado projetos como Instituto Dragão do Mar de Artes e Indústria Audiovisual e Bureau de Cinema e Vídeo do Ceará. Na gestão do Ministro Gilberto Gil, ocupou a chefia-de-gabinete da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Atualmente, é diretora do Porto Iracema das Artes e coordena o Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade de Fortaleza (Unifor).

 

FUNCIONAMENTO
Geral: Segunda a sexta-feira, de 8h30min às 22h
Funcionamento da secretaria: Segunda a sexta-feira, de 8h30min às 17h30min
Endereço: Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema
Informações: (85) 3219 – 5865 / (85) 3219 – 5842