Escola de Formação e Criação do Ceará

festival-concreto_capa-site

Porto Iracema recebe oficinas, palestras e murais do V Festival Concreto

Evento acontece de 16 a 24 de novembro e tem toda a programação gratuita

Na 5ª edição do Festival Concreto – Festival Internacional de Arte Urbana, que acontecerá de 16 a 24 de novembro, a programação celebra os seis anos do evento trazendo novidades, a exemplo da inserção de outras linguagens artísticas para além da pintura, como música e ilustração.

Como de costume, o Festival faz parceria com o Porto Iracema das Artes e realiza uma série de atividades voltadas para as artes visuais, todas gratuitas e abertas ao público. Neste ano, a Escola conta com a participação dos nomes Mônica Nador, Guto Lacaz e Elian, além do Wà Coletivo, oriundo da região do Cariri.

Confira as ações que acontecerão na escola.

festival concreto capa site

Oficina “Paredes Pinturas” e Masterclass “Conversa com a artista”
A pintora Mônica Nador participará de atividades no Porto Iracema das Artes em dois momentos do Festival Concreto. O primeiro deles, a oficina “Paredes Pinturas”, acontecerá das 14h às 18h, nos dias 16 e 17 (sexta-feira e sábado) e 19, 20 e 21 (segunda a quarta-feira), no Ateliê do Porto. A atividade tem limitação de 10 vagas, a serem preenchidas por ordem de chegada a partir das 13h no primeiro dia, e exige como pré-requisito que o interessado tenha experiência em stencil.

Sobre a atividade, a artista explica que a oficina costuma ser a realização de uma Parede Pintura, dentro de um conceito de autoria compartilhada, onde os participantes fazem os desenhos a partir de uma demanda e influenciam em algumas escolhas feitas durante o processo. Ao final, cada um sai com seu estêncil.

O segundo momento tem um tom mais íntimo e menos técnico: Mônica participará da Aula Aberta “Conversa com a artista”, que acontecerá também no dia 20, às 19h, no Auditório do Porto.

Sobre a artista
Pintora, desenhista e gravadora paulista, Mônica Panizza Nador formou-se em 1983 na Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Álvares Pentead (Faap), em São Paulo. Dois anos depois, frequentou o curso de gravura planográfica com Regina Silveira na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Realiza em 1983 sua primeira exposição individual no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP). Em 1999, Mônica desenvolve, em conjunto com os moradores da Vila Rhodia, em São José dos Campos – São Paulo, o projeto Paredes Pintadas, que consiste na criação de desenhos em máscaras de acetato que são pintados nas casas do bairro – trabalho que lhe rendeu o título de mestre pela ECA/USP no ano seguinte, com a dissertação Paredes Pinturas, sob orientação de Regina Silveira (1939). A artista tem pinturas que exploram não apenas as relações entre áreas de cor, mas também um jogo de relações entre figura e fundo, criando espaços ilusórios e discutindo procedimentos e possibilidades da pintura.

 

Conversa Ilustrada
Fruto da articulação do Festival Concreto com a Associação Cearense de Design, o Pátio da Escola recebe o artista Guto Lacaz às 19h de sábado, 17 de novembro, para a “Conversa Ilustrada”. Com seu reconhecimento nacional, Guto compartilhará sua trajetória como designer e artista visual, comentando sobre suas famosas intervenções urbanas.

Sobre o artista
Carlos Augusto Martins Lacaz formou-se em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São José dos Campos (FAU SJC), em 1975. Três anos depois, ganhou o prêmio Objeto Inusitado, quando iniciou sua carreira como artista plástico. É autor de várias outras realizações na década de 1980, como a exposição Idéias Modernas, sua primeira individual, na Galeria São Paulo. Entre os títulos publicados, estão Desculpe a Letra (Ateliê Editorial), Gráfica (Arte Moderna), omemhobjeto (Decor Books) e 80 desenhos (Dash Editora). Suas últimas produções artísticas foram  “ADORARODA”, intervenção urbana no Largo da Batata, SP (2017), e “art lab” na Galeria Marcelo Guarnieri (2018). É Membro da AGI – Alliance Graphique Internationale.

 

Masterclass com Elian

Também na segunda-feira, dia 19, o artista argentino Elian estará no Auditório do Porto a partir das 18h para compartilhar experiências de vida relacionadas ao seu trabalho de criação artística. Atividade gratuita e aberta ao público.

Sobre o artista
Com mais de 10 exposições coletivas e 4 exposições individuais em todo o mundo, o trabalho de Elian pode ser encontrado em mais de 20 países mundo afora. Sem estudos universitários, o artista publicou em 2016 Habitat, seu primeiro livro de fotografias e ensaios. Através de mídias como fotografia, pintura, instalação e reutilização de objetos específicos, Elian busca abrir discussões que vão desde questões culturais conflitantes até retratar a poesia do espaço em que vivemos. Ele está interessado em como os seres humanos se relacionam com as circunstâncias sociais, tomando a cidade como campo de sua trajetória.

 

Oficina “BordadoArteUrbana”
Vinte vagas se destinam a quem se interessa pelo bordado como arte urbana, em oficina realizada pelo Wà Coletivo, que acontecerá nos dias 19 a 24 de novembro, das 14h às 18h, nas salas B2 e A5 do Porto Iracema das Artes. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, a partir das 13h.

A oficina propõe levar a prática do espaço doméstico e íntimo para o espaço urbano, misturando-a ao discurso político e fazendo o bordado dividir espaço com grafites e pichações. Conforme o coletivo, a ideia é bordar coletivamente em grandes proporções e em suportes não convencionais. O produto da oficina será uma intervenção com a fixação dos bordados nos muros da cidade, em locais abandonados ou previamente autorizados.

 

Serviço

O que: Oficina “Paredes Pinturas”, com Mônica Nador
Quando: 16 ,17 e 19, 20 e 21 de novembro, das 14 às 18h
Onde: Ateliê do Porto (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, a partir das 13h.
GRATUITO

O que: Conversa Ilustrada, com Guto Lacaz
Quando: 17 de novembro, às 19h
Onde: Pátio do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
GRATUITO

O que: Masterclass com Elian
Quando: Dia 19 de novembro, às 18h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Atividade aberta ao público
GRATUITO

O que: Oficina “BordadoArteUrbana”, com Wà Coletivo
Quando: Dias 19 a 24 de novembro, 14h às 18h
Onde: Salas B2 e A5 do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
As vagas serão preenchidas por ordem de chegada, a partir das 13h.
GRATUITO

O que: Masterclass com Mônica Nador
Quando: Dia 20 de novembro, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
GRATUITO

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro

(Publicado em 14/11/2018)