Escola de Formação e Criação do Ceará

natalia-maia1

Natália Maia: cinema, roteiro e escrita criativa

Natália Maia
Natália Maia é uma das autoras de “Os Herdeiros”. O projeto é semifinalista de concurso nacional

Natália Maia é formada em jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Desde o fim da graduação, em 2012, tem exercido a profissão e se dedicado à área de cinema, com foco em roteiro. Natália fez parte da primeira turma do Laboratório de Audiovisual para TV do Porto Iracema, com o projeto “Os Herdeiros”, e hoje é aluna do curso de Escrita Criativa.

Depois de vários meses de orientação com os tutores Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, além de oficinas e masterclasses com outros profissionais da área, um teaser de 5 minutos foi produzido como resultado do Laboratório. Sobre as mudanças do projeto no decorrer do tempo, Natália explica: “A gente tinha um projeto completamente diferente. A gente sabia que queria trabalhar com o gênero terror, sabia as motivações dos personagens, mas a partir das orientações e encontros com os colegas, questões de crítica social entraram no roteiro e nós modificamos a história”, afirma.

“Os Herdeiros” é um dos semifinalistas do concurso nacional NETLABTV, realizado pela empresa NET. Natália e a equipe envolvida no projeto – o diretor Samuel Brasileiro, a produtora Clara Bastos e o roteirista Victor Costa Lopes – aproveitaram os ensinamentos adquiridos no Porto e continuam com os planos de levar o roteiro às telas. “Ser semifinalista, pra gente, já é uma vitória muito grande. São inúmeros projetos no Brasil inteiro e essa colocação já mostra que o projeto tem qualidade”, comemora. Ela conta que encontrou no Porto Iracema a oportunidade de fazer um curso voltado especificamente para desenvolver seus projetos, que unem escrita criativa e cinema. “Ter um espaço de extensão com tantos cursos gratuitos e de qualidade é essencial pra fomentar a área da cultura no nosso estado”, afirma a roteirista.